facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu

3 peelings caseiros para fazer no conforto do lar

Ideais para fazer no inverno, em segurança e no conforto da sua casa, estas receitas de peelings caseiros funcionam como um tratamento pós-verão essencial para a pele. Com casca de banana, outro com maçã e um de abóbora, escolha por qual deles quer começar e mãos à obra.

Em fase de pós-verão, muitos pacientes (sobretudo mulheres) começam a preocupar-se com a pele manchada. Em Portugal há ainda a ideia de que "torrar para queimar é sinónimo de que pude ir de férias", mas a pele tem memória e as cicatrizes genéticas ficam lá .


A radiação ultravioleta leva, na nossa pele, a uma hiperativação dos melanócitos localizados na camada basal da pele, são as células responsáveis por produzir melanina. A melanina protege a pele do dano oxidativo, da radiação ultravioleta e constitui ainda um poderoso quelante de catiões.


Os distúrbios dos melanócitos podem levar a dificuldades na produção de melanina (vitiligo, albinismo, problemas de cabelo a maioria de causa genética), mas também podem originar manchas quando estão muito ativos, sobretudo por alterações hormonais, malnutrição, alterações da hipófise, entre outras (sardas, melasma, manchas da idade, hiperpigmentação pós-inflamatória).


A melanina funciona, como explico habitualmente na minha consulta, como a tinta do polvo que se sente ameaçado. A nossa pele, como órgão dominante na defesa primária contra o ambiente, responde de forma direta às agressões externas (sol, poluição, radiação, inflamação, desidratação, agressão química..), mas também às internas: a nossa pele cora quando estamos ansiosos.


A pele é uma ferramenta de proteção, mas também de comunicação. Portanto, quando a nossa pele se sente ameaçada, os melanócitos produzem a tinta (melanina) para a proteger . No entanto, pele manchada, mal cuidada, é interpretada por quem nos vê como sinónimo de ansiedade, de instabilidade. Assim, se por um lado um bronze uniforme pode ser atraente, por outro lado, se o polvo disparou tinta a mais num lado e há manchas numa zona da pele (por exemplo, um melasma), quem as vê julga-nos, sem querer, como alguém ansioso. Quer saber mais? Descubra aqui as receitas para os seus peelings caseiros.

74 visualizações

Fale connosco!

Politica de Privacidade | Utilização de Cookies | Livro de Reclamações

Copyright @ 2020. THE DR PURE. Todos os direitos reservados. 

facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu