facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu
Psicologia Clínica e Psicoterapia

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se então de um processo terapêutico cuja finalidade é a resolução de problemas psicológicos e emocionais bem como a potenciação global da saúde psicológica e por consequência, da saúde física. Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis, a adquirirem recursos pessoais que permitam uma melhor regulação emocional e a flexibilizarem padrões de funcionamento e de pensamento que aumente a sua liberdade. Existem várias escolas teóricas na Psicoterapia, sendo na The Dr Pure a intervenção nesta área parte de uma base de Psicoterapia Integrativa, em que se procuram conjugar técnicas de vários modelos teóricos, de forma coerente, com o objectivo de se desenvolver a intervenção mais adequada a cada pessoa, tendo sempre em conta as suas especificidades individuais, a fase de ciclo de vida em que se encontra, o patamar de mudança e o sistema em que se integra. Cada processo é único e personalizado a cada pessoa.

A consulta de Psicologia/Psicoterapia surge na The Dr Pure com o intuito de garantir um olhar e uma intervenção holísticas e integradas de cada paciente. Quais as vantagens deste paradigma?

  • As intervenções e procedimentos adoptados têm em conta as necessidades físicas e emocionais de cada pessoa, podendo ser assim ajustados e personalizados para um melhor resultado final.

  • Garantindo-se um olhar integrado e uma avaliação multidisciplinar diminui-se os riscos inerentes às intervenções e é feita uma preparação pré-cirurgia mais completa bem como um acompanhamento no pós-operatório mais integrado, sempre tendo-se em conta marcadores fisiológicos mas também psicológicos inerentes à estrutura de personalidade, à história de vida e aos principais padrões de funcionamento emocional.

  • Os resultados alcançados têm mais probabilidade de serem sustentáveis no tempo e potenciados através de hábitos geradores de saúde física e psicológica.

  • As práticas clínicas estão alinhadas com as mais recentes investigações em saúde que defendem modelos de intervenção multidisciplinares.

 

Validação Psicológica para Cirurgia

 

Todos os profissionais de saúde da The Dr Pure têm presentes diretrizes orientadoras acerca de parâmetros a considerar para determinar um paciente como apto para qualquer procedimento, mais ou menos invasivo, do ponto de vista físico e psicológico.

 

Em alguns contextos, poderá existir indicação para a realização de uma breve avaliação psicológica antes de se avançar para a intervenção definida.

Nestas situações:

  1. Caso o paciente já esteja a ser acompanhado por um psicólogo clínico, poderá ser pedido ao mesmo uma informação clínica a atestar condições psicológicas para se avançar em segurança para a intervenção pretendida.

  2. Caso o paciente não esteja a ser acompanhado, será encaminhado para uma das profissionais da equipa de Psicologia da The Dr Pure para poder realizar uma sessão de avaliação psicológica com a duração aproximada de 90 minutos. Com recurso à observação, entrevista clínica e testes psicológicos o paciente é avaliado com vista a conferir que existe uma capacidade de compromisso com os procedimentos pré e pós intervenção, que há uma rede de suporte disponível e que não se observam contraindicações a nível de saúde psicológica que coloquem em risco o paciente. Após esta avaliação é emitido um relatório psicológico partilhado com o paciente e com o médico envolvido, tendo em conta o pedido inicial.

Em situações que se justifiquem poderá existir indicação para uma avaliação psicológica mais completa, pelo que nessas situações será proposta a realização de mais uma ou duas sessões que permitam melhor clarificar os padrões de funcionamento emocional.  

 

 

Consulta de Psicologia – Àreas de Intervenção e de Especialidade

 

O profissional de psicologia clínica pode apoiar na recuperação de doença psicológica mas também pode intervir de forma preventiva tal como pode potenciar saúde e bem-estar. São vários os modelos de consulta de Psicologia na The Dr Pure, seja em formato presencial ou online:

 

1. Coaching Psicológico

O Coaching Psicológico é o processo que facilita a identificação de bloqueios emocionais inconscientes que causam desequilíbrio e boicotam mudanças positivas. Logo na 1ª sessão são definidas metas e é traçado um plano de ação para as alcançar, considerando o equilíbrio em todos os pilares da vida do Coachee. Com técnicas e ferramentas são propostos exercícios específicos que apoiem na identificação, compreensão e desconstrução de padrões de funcionamento desadaptativos. Todo o processo é orientado para a eficácia, com um foco no momento presente. São desenhados planos de intervenção com um número de sessões à medida das necessidades de cada paciente, mas sempre numa lógica de intervenção muito breve.

 

2. Psicoterapia

Processo orientado para a mudança, que parte das queixas atuais para construir um plano terapêutico. Para além de promover mudanças no momento presente, visa trabalhar questões mais estruturais para que as transformações alcançadas sejam sustentáveis no tempo. O processo psicoterapêutico breve tem uma duração média de 6 a 18 meses, com uma frequência inicialmente semanal ou quinzenal, espaçando-se as sessões à medida que se cumprem com os objetivos definidos. Este processo estrutura-se em torno de alguns aspetos centrais:

a) Aliança Terapêutica: a qualidade e segurança do relacionamento entre o terapeuta e o paciente assume-se como fulcral para a eficácia do processo

b) Mobilização de recursos: o processo psicoterapêutico apoia na mobilização de recursos pessoais para realizar as mudanças necessárias e consolidá-las. Exemplo de recursos valiosos treinados, adquiridos e fortalecidos: foco, flexibilidade mental, auto-observação, resiliência, tolerância à frustração e ao desconforto.

c) Actualização, Clarificação e Resignificação: na psicoterapia o paciente encontra um espaço seguro para perspetivar a sua história de vida de uma forma mais justa para si e para ganhar consciência dos seus padrões cognitivos, emocionais, relacionais e comportamentais, podendo assim ajustá-los no presente.

d) Higiene mental e auto-cuidado: ao longo de um processo psicoterapêutico implementam-se diversas práticas de auto-cuidado que favorecem não só a mudança, mas também a manutenção dos ganhos obtidos.

 

Quais as principais queixas de quem procura uma consulta de psicologia na The Dr Pure Clinic?

  • Insatisfação com a sua imagem corporal, baixa auto-estima e/ou alterações no comportamento alimentar.

  • Envelhecimento precoce como consequência de um estilo de vida desgastante e ausência de práticas de auto-cuidado

  • Dificuldade em gerir o stress e a ansiedade inerentes ao dia-a-dia

  • Insatisfação com as relações mais significativas, ausência de reconhecimento interpessoal.

  • Dificuldades no sono, ao adormecer, durante a noite ou ao despertar.

  • Diminuição de memória e de concentração, quebra de produtividade.

  • Alterações de humor, de ansiedade e de auto-imagem relacionadas com determinadas etapas da vida de uma mulher: tratamentos de fertilidade, gravidez, pós-parto, gravidez interrompida, amamentação e menopausa. Diferentes etapas com desafios distintos, mas todos eles impactantes na saúde psicológica de uma mulher. 

 

Não se resigne ao desconforto. Descubra como resgatar a sua saúde integrada e bem-estar com os nossos profissionais.

Fale connosco!

Politica de Privacidade | Utilização de Cookies | Livro de Reclamações

Copyright @ 2020. THE DR PURE. Todos os direitos reservados. 

facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu