facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu

USO DE MASCARAS DE PROTEÇÃO: A SUA PELE SENTE-SE MAIS SENSÍVEL E IRRITADA?

Nesta fase em que nos preocupamos com a nossa segurança e com a proteção dos outros, o uso de máscaras surge como uma solução segura para aqueles que não podem ficar em casa ou para os que dela necessitam para realizar as suas actividades de vida.



Contudo, a sua utilização tem vindo a causar algumas queixas entre a comunidade e sobretudo entre os profissionais de saúde. As maiores preocupações são o aparecimento súbito de borbulhas, a maior sensibilidade da pele, muitas vezes a irritação e/ou descamação. O calor, humidade e fricção causados pelo uso prolongado e diário de máscaras, promovem ainda em algumas situações o aparecimento de acne. Recordo, ainda, que as alterações fisiológicas causadas pela adaptação do nosso corpo ao stress, tornam a nossa pele mais reactiva, respondendo de forma ainda mais intensa ao estímulo mecânico causado pelo uso da máscara. Para além deste efeito, tem-se verificado que a pressão que a máscara exerce nas zonas de fixação é, muitas vezes, responsável pela obstrução dos poros. Com esta pressão contínua na nossa pele, as nossas glândulas sebáceas não conseguem funcionar de forma eficiente, o que pode resultar em novas borbulhas ou irregularidades.


Assim, se não podemos abandonar a utilização de máscara nos próximos tempos, devemos tentar dar à nossa pele os cuidados que ela necessita, de forma simples e rápida, para que a pele consiga recuperar durante este período que a desafia. Para além de uma rotina de cuidados tópicos, não devemos esquecer que uma alimentação equilibrada, com ingestão adequada de água, e um padrão de sono regular, contribuem para maior resistência da pele e uma melhoria da sua regeneração quando agredida.


Vou tentar simplificar! A rotina básica de cuidados que sugiro para manter a pele saudável, agora e todos os dias, passa por apenas 3 passos essenciais: Limpeza, Nutrição/Hidratação e Protecção.


Passo a explicar-vos, em maior pormenor, a que se refere cada passo:


1º Passo – Limpeza! Deve ser realizada ao acordar e ao deitar, antes da aplicação de qualquer outro produto.



Importa incluirmos ingredientes de limpeza apaziguantes e antibacterianos, que eliminem todas as impurezas mas que ao mesmo tempo ajudem a manter integra a barreira hidrolipídica e o microbioma da pele, responsáveis pelo seu equilíbrio. Podem ser utilizados diversos produtos conforme o estado em que se encontra a sua pele. Por exemplo, em caso de pele desidratada, seca e reactiva, o Skin Perfusion Cleansing Oil permite, graças ao seu complexo de óleos, eliminar impurezas e ao mesmo tempo reforçar a nossa barreira hidrolipídica. Apesar de ser um óleo pode ser usado em todos os tipos de pele. É excelente para a remoção de maquilhagem.

Para a pele irritada, com aparecimento frequente de borbulhas, a nossa barra Dermatológica Antibacteriana TCC 1%: permite, devido ao seu agente antibacteriano Ticlocarban a 1%, limitar a dispersão das borbulhas. Graças aos seus agentes hidratantes e ao complexo probiótico Lilac®, permite uma limpeza que respeita o pH da pele e o seu microbioma. A sua ação promove a regeneração dos tecidos e uma maior resistência a próximas agressões.

Se a sua pele é muito sensível, reactiva, com vermelhidão, descamação frequente/perda de integridade, a barra Dermatológica Reparadora permite uma limpeza respeitando a pele extremamente danificada pela utilização das máscaras. Tal como na recuperação após tratamentos como laser e peeling, a pele precisa de ser limpa minimizando a sua inflamação. Entre outros ingredientes reparadores, esta barra contém Aloe vera, óleo de Calêndula e óleo de amêndoas doces.





2º Passo – Nutrição/Hidratação, aplicada após a limpeza, para alimentar a pele


Para a pele sensível com tendência ao aparecimento de acne por acção mecânica da máscara, sugerimos que se utilizem produtos que incluam ingredientes antibacterianos e reparadores. Em vez de vários produtos que se complementa, podemos simplificar e aplicar um que responda da melhor forma às necessidades da nossa pele e do nosso “tempo de adaptação” para cumprir esta rotina. Damos nesta altura preferência a texturas leves mas com ingredientes activos importantes.

O sérum Skin Perfusion BD – Balance sérum da FillMed® é aconselhado para as peles que neste momento manifestam algum desequilíbrio e aparecimento de diversas borbulhas, sobretudo na zona do queixo. Este produto contem agentes purificantes, exfoliantes e reguladores da produção de sebo. Com ácido salicílico contribui para a prevenção de aparecimento de novas borbulhas. Pode ser usado ao acordar e ao deitar, após o cuidado de limpeza. Por vezes recomenda-se complementar este cuidado com um hidratante dependendo do estado da pele e características do paciente (tempo, ocupação, rotina diária).









3º Passo: Proteção, aplicada após a nutrição, para promover um meio favorável à regeneração da pele e reforço da proteção contra as agressões externas.





Durante os períodos de atividade podemos optar por aplicar protetores solares com ação terapêutica sobre a pele. Para quem usa maquilhagem, deve privilegiar protectores de textura leve ou optar por usar um protector com cor que combine as duas funções e não seja oclusivo para a pele.

Ao comprar um protector solar, considere as suas propriedades e se estas respondem às necessidades da vossa pele. Na nossa STORE online encontra o protector solar da FillMed®. O Skin Perfusion E-Youth SPF 50 Sun Cream protege contra a radiação UVA/UVB,o que permite uma proteção anti-aging e antimanchas. A sua fórmula contém Vitamina E que reduz os danos celulares (anti-oxidante potente) e Vitamina B3 que protege e repara. O Complexo SC® ajuda a manter uma hidratação profunda e a Sarcosina um efeito matificante.


Relativamente a este passo, quando realizado antes de deitar, podemos aplicar um sérum de tratamento de acordo com as nossas queixas. Para tratamento das zonas mais afetadas por descamação ou que possam ter perda de integridade da pele pelo uso de máscara, importa escolher um produto que trate selectivamente a pele danificada mas sem comprometer a restante pele que se encontra sã.


Neste sentido, a FillMed® formulou o Skin Perfusion B3- Recovery Cream 50 ML, um creme reparador, ideal para utilizar após procedimentos, mas que usado em pele que foi submetida a agressões como a que acontece pela fricção da máscara,reforça de forma eficaz a barreira cutânea (Vitamina B3 a 1% + H-ureia a 2%), minimiza a inflamação e regenera a pele devido ao seu Complexo vegetal; reduz ainda a vermelhidão e melhora a resistência cutânea graças aos  seus restantes ingredientes.


O protocolo que propomos é apenas um exemplo de cuidados da pele de excelência que quem necessita de sair e usar a máscara todos os dias, por períodos prolongados, pode adoptar. Nesta fase importa criar rotinas descomplicadas mas que produzam resultados importantes. Podem sempre ser adicionados outros passos que enriqueçam os cuidados.

Não se deve esquecer que cuidar de si permite-lhe cuidar melhor dos outros! A nossa pele é o maior órgão, uma barreira extensa de contacto com o exterior que nos protege contra várias ameaças. Importa olhar por ela, como olhamos pelo nosso coração, pulmões ou rins.


A suplementação, já préviamente abordada neste blog, é outra arma importante para melhorar a nossa imunidade. Por isso, e como cada caso é um caso, as suas dúvidas são importantes, e a nossa equipa está disponível para qualquer esclarecimento. Neste momento pode, ainda, aproveitar e marcar a sua consulta online! Individualmente, os nossos médicos irão avaliar a sua pele, aconselhar e responder a todas as suas questões.


Esperamos por si!

50 visualizações

Fale connosco!

Politica de Privacidade | Utilização de Cookies | Livro de Reclamações

Copyright @ 2020. THE DR PURE. Todos os direitos reservados. 

facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu