facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu

Os Alimentos da Felicidade


O prazer da comida não vem apenas do seu sabor. Há diversos alimentos que, além de saudáveis, possuem propriedades capazes de provocar bem-estar, bom humor, prazer e até tranquilidade.

O equilíbrio nutricional baseia-se essencialmente numa nutrição preventiva, personalizada, hábitos e rotinas saudáveis e principalmente num intestino saudável.

Os sintomas de stress e de ansiedade estão cada vez mais associados ao nosso “2º cérebro”, a conexão cérebro- intestino está mais sólida e até arriscamos chamar os nossos probióticos de psicobióticos.

Os neurónios e neurotransmissores do intestino e do cérebro, fazem a ligação entre o bem-estar emocional e o bem-estar físico. O intestino determina as nossas emoções, o nosso estado mental e as nossas preferências alimentares.

O intestino tem cerca de 100 milhões de neurónios e cerca de 90% da serotonina (hormona da Felicidade) é produzida e armazenada no intestino.

A serotonina é um neurotransmissor (mensageiro químico do cérebro) essencial para manter funções importantes como o ciclo de sono, estabilidade do humor, memória e a vontade de comer. Por sua vez a hormona serotonina ajuda na formação da hormona melatonina que regula o ritmo do nosso relógio biológico interno.

A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar a vários sintomas, tais como cansaço, falta de paciência, irritabilidade, falta de concentração e de memória, sonolência, mau humor, vontade de comer doces, comer a toda a hora e inibição do desejo sexual.


Que tal fazer uma dieta rica em Felicidade?

Para sintetizar a famosa hormona da felicidade precisamos de triptofano, um aminoácido (aa) que está associado ao tratamento e prevenção da depressão, ansiedade e pode até mesmo auxiliar no processo de emagrecimento. Quanto mais triptofano, mais serotonina, menos ansiedade e menos consumo compulsivo e descontrolado de alimentos.

Se diariamente na sua alimentação ingerir alimentos com triptofano, a sua necessidade de se compensar em momentos de ansiedade é menor e é por isso que existe relação entre o emagrecimento e o triptofano.

Para garantir o bom humor, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em triptofano; recomendo uma lista de alimentos para comerem de forma equilibrada e várias vezes ao dia.

Tenha sempre em casa as "super foods": banana, abacate, kiwi, abacaxi, aveia, chocolate negro (70-80% cacau), carnes magras (peru, frango) e peixe (atum, linguado, salmão, sardinha e bacalhau), ovo, queijo, leguminosas (feijão, grão, lentilhas, ervilhas), grão de soja, tofu, frutos secos /oleaginosas (amêndoa, amendoim, castanha do brasil, caju, nozes), sementes (girassol, abóbora, sésamo, linhaça, chia), mel e espirulina.


Coma comida de verdade, descasque mais, desembale menos e lembre-se que quanto maior a vida dos alimentos (data de validade), menor a sua. O estilo de vida saudável, a alimentação equilibrada, o descanso merecido e um intestino saudável são os passos principais para a prevenção, longevidade saudável e Felicidade.


Ana Pinto, Nutricionista

36 visualizações

Fale connosco!

Politica de Privacidade | Utilização de Cookies | Livro de Reclamações

Copyright @ 2020. THE DR PURE. Todos os direitos reservados. 

facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu