O preenchimento labial é um tratamento minimamente invasivo, que utiliza o ácido hialurónico para proporcionar simetria, definição e volume aos lábios. Permite ainda tratar rugas periorais, como as rugas conhecidas como “código de barras” ou as “linhas de marioneta”. O ácido hialurónico é uma substância que existe no corpo humano, e que é responsável pela hiratação, elasticidade e volume dos tecidos. Aquele que se utiliza em Medicina, é obtido e purificado em laboratório, podendo existir num formato associado a anestesia.
Esse procedimento está indicado para pacientes que:
-estão insatisfeitos com os sinais do envelhecimento dos lábios - rugas do código de barras, desidratação, falta de volume;
-apresentam pouco volume labial;
-apresentam assimetrias labiais;
-desejam uma harmonização entre o tamanho e proporção dos lábios no rosto.
Como funciona o preenchimento labial?
Antes de realizar este procedimento, a Drª Sofia Santareno, cirurgiã plástica, realiza uma avaliação detalhada do rosto de cada paciente tendo em conta as queixas que o/a preocupam e analisando as proporções faciais. Uma hidratação e harmonização dos lábios, pretende acima de tudo trazer uma maior harmonia à face, tendo em conta o equilíbrio estético e inerente à idade.
Em muitos casos, a definição apenas do contorno já faz uma grande diferença.
Após essa análise, é realizada a aplicação da anestesia, na maior parte das vezes através dum creme, que consegue anestesiar de forma muito forte podendo chegar mesmo à língua e genegivas. A anestesia do preenchimento labial pode ainda ser apoiada com gelo tópico ou em casos de maior sensibilidade com uma anestesia tipo “a do dentista”. O tipo de ácido hialurónico escolhido bem como a técnica e a quantidade, são fundamentais para evitar exageros e o chamado “bico de pato”. Em alguns casos a combinação de produtos, nomeadamente a toxina botulinica para relaxar uma parte do músculo, ou os fios de PDO coreanos para tratar rugas mais profundas, podem ser necessários para oferecer um resultado mais natural e duradoro. Independentemente da técnica escolhida, podem ocorrer pequenas equimoses (nódoas negras) que podem demorar até 10-14 dias a deparecer, estando sugerida a utilização de protector solar labial durante esse período.
Se após o preenchimento, o/a paciente desejar maior volume, o ideal é aguardar até que o edema (inchaço) desapareça por completo, de outra forma pode perder-se a noção real do resultado final.
O preenchimento labial necessita de manutenção?
O ácido hialurónico é um preenchimento temporário, o que significa que aos poucos os lábios voltam a ser como antes. No entnato, ecistem estudos que demonstram que o estímulo que oferecem para a produção do colagénio levam a que em média 30% do volume se mantenha sempre. Desse modo, se o/a paciente deseja manter um resultado harmonioso, deve fazer a reaplicação do preenchimento antes que o ácido hialurónico seja completamente absorvido.
Em alguns casos, pode ser necessário um retoque, dias após o procedimento, para corrigir pequenas assimetrias.
O preenchimento com ácido hialurónico é um tratamento injectável que só pode ser realizado por um médico com experiência na área, numa clínica médica com homologação pela Entidade Reguladora da Saúde. Pode ser, necessário, inclusive, fazer medicação pré e pós-procedimento a fim de evitar complicações.
Comentarios