thedrpure
top of page

Como prevenir as rugas com os hábitos certos?



As rugas, um marco da passagem dos anos e uma dor de cabeça para muitas pessoas que querem manter uma aparência jovem por mais tempo. Oiço muito nas consultas “eu não me identifico com o meu aspecto, a minha mente é jovem e o meu corpo não acompanha”. Para que o envelhecimento dos tecidos não seja mais rápido do que o da mente, é fundamental ter em mente alguns hábitos diários que ajudam a prevenir o aparecimento das rugas.


Com a diminuição da reposição natural do colagéneo, após os 30 anos, as rugas têm mais tendência a surgir. Daí a pergunta: “Como prevenir o aparecimento das rugas?”


Os hábitos certos que podem ajudar a atenuar o surgimento destas linhas vincadas no rosto que tanto desconforto causam, incluem:


Proteção contra os raios solares:

Certamente, já me ouviu dizer que o protetor solar é para usar durante todo o ano e não apenas no verão. E sim , pode parecer um exagero mas é mesmo o hábito mais fácil e económico a prevenir processos como a elastose, as manchas, as rugas, o cancro de pele. Os raios solares deixam na pele uma memória de pelo menos 20 anos; por outras palavras, a falta de cuidados aos 20 anos vai-se revelar aos 40…e daí adiante. A prevenção é o melhor investimento.


O stress é um inimigo da jovialidade:

Costumo dizer nas consultas que a frase “ os olhos são o espelho da alma” deveria ser actualizada para “a pele é o espelho da alma, da mente”. Mente stressada leva a pele stressada. Não forma de o evitar. Mente, pele e até intestino estão todos interligados.

Se pretende evitar as rugas e manter uma pele jovem, controlar a sua mente (a ansiedade) e o intestino são dois pilares improváveis mas que funcionam. O stress crônico traz consigo problemas de sono, má alimentação, desequilibro da flora intestinal com repercussões na população saudável de bactérias e fungos (microbioma) que mantém a nossa pele saudável.


Mantenha o corpo hidratado:

Este parece outro cliché, mas é de facto um hábito que garanto valer a pena. Pense no ácido hialuronico sem água para se manifestar? Além disso, a água vai ajudar o corpo a livrar-se de toxinas e resíduos desnecessários e evitar a retenção de líquidos.


Tenha uma boa alimentação:

O stress crônico traz consigo problemas de sono, má alimentação, desequilibro da flora intestinal com repercurssões na populaçao saudavel de bacterias e fungos (microbioma) que mantém a nossa pele saudavel. O consumo diário dum bom probiótico e a evição de açúcares ajudam na manutenção dum microbioma saudavel, sem perda da sua funçao barreria - a prevenção primária perante o ambiente está exactamente na pele.


O consumo de antioxidantes em vez de açúcares, também é importante, já que estes promovem a produção de colagéneo que mantém a sustentação da pele mantendo as fibras mais fortes, esticadas e unidas. Opte por frutas ricas em antioxidantes como o morango, mirtilos, entre outras. Os antioxidantes podem ainda ser incluidos numa rotina de pele diária - já ouviu falar de vitamina C tópica em serum ou creme? A vitamina C é o co-factor da manutenção do Colagéneo - ambas começam pela mesma letra, jamais vai esquecer. Use de manha na pele, apos a sua correcta limpeza, e termine com um protector solar. A sua pele vai ficar mais brilhante, mais homogénea, menos flácida.


Além de adotar hábitos saudáveis, é possível prevenir o envelhecimento através de procedimentos estéticos, saiba mais:




ความคิดเห็น


bottom of page