facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu

Cirurgia Plástica é coisa apenas de mulheres?


Numa era ecológica que demite e abomina a utilização de plástico pelo bem da humanidade, a procura de cirurgias plásticas, por seu lado, tem sido crescente. E desengane-se quem julga que são as mulheres apenas que o fazem – é cada vez maior o número de homens que recorrem a estes serviços.




A palavra plastikus, de origem grega, significa capacidade de moldar, de mudar a forma. E esta capacidade não se impõe apenas aos polímeros fósseis – à luz da medicina e dos princípios artísticos actuais fortemente fomentados pela estética (as proporções divinas da forma), também o corpo humano pode ser moldado. O mais interessante de tudo, é que essa mesma moldagem, consegue por efeito de biofeedback, moldar a auto-estima, a segurança na imagem pessoal e a confiança na interacção com os outros.


É facto que a sociedade sempre pressionou mais as mulheres quanto a um determinado estereótipo de aparência, juventude ou forma, daí que estas recorram a cirurgias plásticas para corrigir vários problemas inerentes, por exemplo, a um processo de gravidez e maternidade. No entanto, actualmente, é aos homens que a sociedade impõe cada vez mais estes estereótipos de juventude e beleza! E os homens, ao apercebere-se das soluções disponiveis para tratar calvice, rugas pronunciadas da testa, pálpebras descaídas com ar cansado, mamas femininas ou barriguinha de cerveja. Cerca de 15-20% dos nossos pacientes são do sexo masculino.


Sem contar com os tratamentos capilares e seu transplante, a segunda cirurgia plástica mais procurada pelos homens, na nossa clínica, é a blefaroplastia (moldar a forma da pálpebra), por excesso de pálpebras superiores e/ou inferiores, que levam a um aspecto mais envelhecido, cansado e pesado. Podem ser tratadas sob anestesia local ou geral, com alta no próprio dia, e um tempo de recuperação de 1 a 2 semanas. É o procedimento mais valorizado pelo sexo masculino.


Ainda no rosto, a rinoplastia também é uma das mais procuradas. A técnica utilizada pela nossa cirurgia plástica, Drª Sofia Santareno, é fechada, isto é, sem cicatrizes externas visíveis. Aprendeu e treinou-a na Turquia , em Istanbul, com uma das maiores sumidades na área. No mesmo tratamento cirúrgico, sob anestesia geral, é realizado o tratamento do septo, das turbinas nasais (muitas vezes associadas a dificuldade respiratória alta, ao ressonar e a dores de cabeça recorrentes), tratamento da bossa do nariz ou das asas e ponta do nariz. Verifica-se maior procura desta cirurgia por homens que sofreram traumas nasais, nomeadamente em prática desportiva, ou devido a agressões. O tempo de recuperação é entre 1 a 2 semanas e os resultados são francamente benéficos do ponto de vista funcional e psicológico nos pacientes. Confira no nosso site, fotografias e as respostas às perguntas mais frequentes sobre este procedimento.


A otoplastia, cirurgia das orelhas de abano, é igualmente muito procurada pelos homens. O facto da maior parte usar cabelo mais curto é o principal factor que leva a esta procura. A cicatriz fica escondida atrás da orelha e a técnica que a Drª Sofia Santareno utiliza, e que também trouxe da Turquia, garante uma recuperação mais rápida, francamente menos dolorosa e com recaída praticamente nula.


Dentro dos tratamentos menos invasivos realizados no rosto, a toxina botulinica (vulgarmente conhecida por botox) é o mais procurado, seguido da harmonização facial com ácido hialuronico ou hidroxapatite cálcica para melhorar as proporções do rosto, nomeadamente do queixo e ângulo da mandíbula. Muitos procuram também o tratamento da papada, em que, no mesmo dia se consegue remover a gordura que costuma ser disfarçada pela barba, sem tempo de recuperação.


Já nos tratamentos corporais, a ginecomastia (mama mais feminina) preocupa muitos homens, sendo que, além de inestética, está associada a maior risco de cancro da mama nos pacientes do sexo masculino. Técnicas combinadas de lipoaspiração e mastectomia (com cicatriz muito discreta à volta da aréola) resolvem esta questão, sendo as peças sempre enviadas para análise.


A barriguinha mais rebelde, que não se consegue perder com dieta ou exercício, leva ainda vários homens a procurar soluções: desde as menos invasivas (com lipólise enzimática ou por laser/radiofrequência) ou mais invasivas (lipoaspiração com lipoescultura de alta definição, ou abdominoplastia).


Finalmente, no contorno corporal, as soluções na cirurgia plástica incluem ainda a utilização de próteses de silicone nos músculos deltóides, peitorais e até gemeos! Não tão frequentes em Portugal, são no entanto um solução possível em determinadas situações. Se procura uma solução não invasiva, existe também suplementação disponível, como é o caso do suplemento da marca NOW l-glutamine que foi desenvolvido para atuar na volumização muscular assente em reforço da densidade celular e não na retenção de água no músculo, que pode encontrar aqui.


Em resumo, com a segurança, visão estética e técnicas disponíveis actualmente, e fruto da pressão social, os homens desligam-se cada vez mais do estereótipo de serem “mais feios e menos cuidados” que as mulheres, escolhendo ser mais seguros, bonitos e cuidados, mas com um resultado natural.


45 visualizações

Fale connosco!

Politica de Privacidade | Utilização de Cookies | Livro de Reclamações

Copyright @ 2020. THE DR PURE. Todos os direitos reservados. 

facebook-domain-verification=u5ubljf03il3ylus3oks0c9pgjd5xu