thedrpure Bigode Chinês: o que é e como tratar?
top of page

Bigode Chinês: o que é e como tratar?



Quando nas consultas pergunto as 3 queixas que mais incomodam cada paciente, a expressão “bigode chinês” é muitas vezes referida. Na verdade, o nome correcto são sulcos nasolabiais, e constituem aquelas marcas de expressão que se formam desde a região lateral do nariz até aos cantos da boca. Essas marcas são na verdade uma característica natural do rosto, não podendo ser completamente apagadas. No entanto, sabemos que com o envelhecimento e descair do rosto deixam vincos, um em cada lado da boca, se assemelhando ao bigode dos chineses que vemos nos filmes. E sim, incomodam em graus elevados.


Quais as causas do bigode chinês?

O bigode chinês ocorre principalmente pelo descair do rosto; isto é, com a idade verifica-se a perda de algum volume dos compartimentos de gordura do rosto no seu terço médio, o que associado à flacidez dos tecidos pela perda da reposição do colagéneo leva que se desloquem para baixo. Resultado: bigode do chinês e em baixo perda do contorno da mandíbula. Claro que existem ainda factores individuais da estrutura de alguns rostos que levam a maior risco de bigode chinês - sobretudo quando a estrutura do osso do maxilar superior é mais recuada.


É possível evitar o aparecimento do bigode chinês?

O aparecimento dessas marcas faz parte do processo natural de envelhecimento do ser humano e é impossível evitá-las. No entanto, alguns hábitos ajudam atenuar ou retardar o aparecimento precoce dessas rugas, como:

  • Usar protetor solar diariamente e mais de uma vez por dia

  • Manter uma alimentação alimentar equilibrada, evitando açúcar e gordura;

  • Beber bastante água, para manter a pele sempre hidratada;

  • Incluir a atividade física na rotina diária;

  • Ter uma boa noite de sono;

  • Evitar fumar, pois além de contribuir para o aparecimento do bigode chinês é uma das principais causas de outro tipo de ruga, conhecidas como código de barras, que são aquelas que aparecem no bulço.

  • Colocar na rotina diária uma drenagem linfática de rosto com um bom gua-sha (já conhecem o nosso Gua-Sha The Dr Pure)

Que os procedimentos ajudam a melhorar o bigode chinês?

Atualmente existem no mercado vários procedimentos que ajudam a amenizar essas marcas. Em casa, destaco a utilização diária do gua-sha que ajuda a drenar o rosto para não acumular toxinas e pesar/descair, além de moldar os compartimentos de gordura, melhorar a microcirculação e ajuda a relaxar, potenciando uma melhor noite de sono. Na nossa clínica, os procedimentos recomendados incluem prevenção e tratamento da flacidez com bancos de colagéneo injectaveis, ultrassons microfocalizados (ultherapy), radiofrequencia; melhoria dos volumes com preenchimento com ácido hialurónico; em alguns casos mais graves, fios de sustentação ou tração e finalmente cirurgia de lifting facial.


Saiba mais sobre o assunto:




bottom of page